Índice Comerc mostra queda de 3,66% no consumo de energia em 2015

Em: 17/02/2016 às 14:22h por

O Índice Setorial Comerc apurou queda de 3,66% no consumo de energia em 2015 nas unidades sob gestão da Comerc Energia no mercado livre em relação a 2014. De acordo com Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc, como a grande indústria está no mercado livre, o resultado demonstra o impacto da recessão no ritmo produtivo, com consequente queda do consumo de energia em função da menor demanda do mercado.
Em dezembro, houve diminuição de 4,66% em relação ao mesmo período de 2014 e de 7,75% na comparação com novembro de 2015. Os feriados, paradas programadas nas fábricas e férias coletivas podem ter influenciado a queda no consumo. Outro dado que o Índice da comercializadora mostra é que em 2015 todos os meses do ano registraram queda do consumo no mercado livre em relação aos meses do ano anterior.
O consolidado do índice revela que praticamente todos os setores avaliados sofreram queda no consumo de energia em relação ao ano anterior, salvos os de Embalagem, com alta de 3,93% e Higiene e Limpeza, que cresceu 0,52%. A queda mais significativa ocorreu no setor de Veículos e Autopeças, com recuo de 14,62%, seguido de Siderurgia e Metalurgia, com baixa de 9,77% e Eletromecânica, com redução de 9,18%. No setor automotivo, os dados estão em linha com os da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, que apontaram uma retração de 26,6% nas unidades negociadas em 2015 no setor automotivo, reflexo da desaceleração da produção e, por consequência, do consumo de energia.
No mês de dezembro de 2015, praticamente todos os setores apresentaram queda do consumo de energia no mercado livre em dezembro de 2015 em relação ao mês anterior, exceto o de Comércio e Varejo, que cresceu 6,47% no período, incentivado pelo aquecimento do mercado com as compras de fim de ano. Os setores de Manufaturados, com queda de 24,15%; Eletromecânica, com recuo de 29,27%; Química, com retração de 26,84%, Têxtil, Couro e Vestuário, baixa de 27,24% e Veículos e Autopeças, com redução de 38,92% tiveram uma forte redução do consumo de energia, em função de férias coletivas, paradas programadas e feriados de fim de ano.
Quando comparado ao consumo observado em dezembro de 2014, o comportamento do índice é similar, com queda do consumo de energia em praticamente todos os setores, mesmo com os efeitos da sazonalidade reduzidos. Novamente, o setor de Veículos e Autopeças registrou a maior queda, com 35,31% de decréscimo no consumo de energia; seguido de Eletromecânica, com 21,59% e Manufaturados, com 13,77%. Embalagem, com queda de 3,65%; Higiene e Limpeza, com recuo de 2,77% e Comércio e Varejo, com baixa de 1,29% tiveram aumento do consumo de energia em dezembro de 2015 sobre dezembro do ano anterior. (Canal Energia)