Aneel aprova edital para leilão de contratação na Região Norte

Em: 17/02/2016 às 14:22h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o leilão para contratação de energia nos Sistemas Isolados atendidos pela Celpa, no Pará, e Eletrobras Amazonas Energia, no Amazonas. As sessões públicas de licitação serão realizadas nos dias 21 de março, em Manaus, e 22 de março, em Belém.
O leilão terá um lote único no Pará, para atender 23 localidades e potência instalada de 131,7 megawatts (MW). Já o Amazonas terá três lotes, em 33 localidades, com potência instalada de 177,96 MW, ou 653,4 mil MWh/ano.
A Aneel também abriu audiência pública para discutir o tratamento das sobras de energia das distribuidoras. Com a queda do consumo, motivada pelo tarifaço de 2015 e pela desaceleração da economia, as empresas ficaram sobrecontratadas, ou seja, possuem mais energia do que o necessário para atender o mercado. O pedido foi feito pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
A audiência pública ficará aberta de 18 de fevereiro a 8 de março. (Agência DCI)