UHE Belo Monte inicia operação do sistema de transposição de peixes

Em: 15/02/2016 às 14:06h por

A hidrelétrica de Belo Monte já está operando o Sistema de Transposição de Peixes (STP), que propicia o fluxo das espécies migradoras ao longo do rio Xingu. A operação, segundo a Norte Energia, começou no dia 3 de fevereiro com a abertura das comportas do sistema, o que permite que os peixes prossigam suas rotas de migração rio acima da barragem do empreendimento.
A correnteza formada pelo STP atrai os peixes permitindo a passagem por caminho alternativo à barragem construída no sítio Pimental. Dessa forma, é restabelecida a rota entre a Volta Grande do Xingu e a parte acima do barramento do rio. Ao longo da operação do sistema, a movimentação e comportamento dos peixes na área estão sendo monitorados por técnicos coordenados pela Norte Energia.
Segundo a companhia, o monitoramento é realizado por meio de câmaras e sensores que registrarão a passagem dos peixes, permitindo verificar a eficiência do sistema de transposição e realizar os ajustes necessários. O objetivo é aperfeiçoar a operação e obter dados sobre os hábitos das espécies migradoras da região. O sistema é uma das obras que constam no Projeto Básico Ambiental de Belo Monte para conservar a vida aquática no rio Xingu. Esse tipo de sistema já é utilizado em outros empreendimentos hidrelétricos, como a usina de Santo Antonio, no rio Madeira, em Rondônia. O STP está localizado à esquerda da Casa de Força Complementar de Belo Monte, no Sítio Pimental. (Canal Energia)