Programa desenvolvido pela Cemig vai auxiliar na expansão da geração distribuída

Programa desenvolvido pela Cemig vai auxiliar na expansão da geração d

Em: 29/01/2016 às 14:31h por

Minas Gerais quer manter a liderança em conexões por meio do sistema computacional SisGD, desenvolvido pela Cemig e sua subsidiária Axxiom, em parceria com a Unicamp. O sistema foi criado especialmente para avaliar a inserção desses consumidores, que geram energia para si próprios e os demais usuários. Segundo as últimas informações da Agência Nacional de Energia Elétrica, Minas Gerais encerrou o ano passado com 333 micro e minigeradores ligados à rede. São 130 ligações a mais do que o estado do Rio, que está em segundo lugar.
Atualmente, a Cemig recebe em média 50 solicitações de novas ligações por mês, que já somam 800 pedidos de acesso. Esse processo poderá ser agilizado com o sistema computacional, para avaliação dos impactos da inserção de geração distribuída na rede de distribuição em média e baixa tensão.
De acordo com Henrique Costa, engenheiro da Cemig e gestor do projeto, o SisGD opera em ambiente web, disponibilizado por meio da intranet e integrado aos sistemas corporativos de gerenciamento de redes da Cemig, associados ao cadastro da rede de distribuição, de maneira a prover soluções a todos os níveis da engenharia.

A Cemig e a Axxiom demonstraram à Aneel os benefícios da iniciativa e a preocupação de ambas em garantir uma análise sólida sobre a entrada das cargas de geração distribuída no sistema da empresa. No futuro, a Axxiom poderá comercializar a solução para outras distribuidoras do País, a partir dessa pesquisa, já reconhecida pela agência com conceito excelente nos critérios de originalidade, aplicabilidade, relevância e razoabilidade dos custos. (Canal Energia)