Montagem de Belo Monte avança com posicionamento de rotor

Em: 28/01/2016 às 13:58h por

img

A UHE Belo Monte (PA - 11.233 MW) continua os trabalhos da fase de montagem eletromecânica do empreendimento, com a instalação de grandes equipamentos, como ocorreu na descida do rotor da turbina da Unidade Geradora 02 da Casa de Força Principal. A operação ocorreu no último dia 17 de janeiro. A peça é de fabricação da Voith e veio de Manaus (AM) para os canteiros de obras em Vitória do Xingu (PA). Com peso de 315 toneladas, altura de 5 metros e 8,7 metros de diâmetro, o rotor da turbina dá início ao processo de transformação de energia mecânica para elétrica.

O rotor é o núcleo gerador de energia em uma hidrelétrica. Por meio das pás do equipamento, que recebem a água do rio, o movimento da peça cria energia mecânica, a qual se transforma em energia cinética e é transmitida ao rotor do gerador para produzir energia elétrica. A descida da peça foi realizada conforme o planejamento e envolveu processos de engenharia e segurança exigidos para a situação.

A usina está sendo construído pela Norte Energia no rio Xingu, no Pará, e beneficiará cerca de 60 milhões de brasileiros em 17 estados do país, quando estiver em plena operação, em 2019. (Canal Energia)