Governo dá apoio a energias renováveis

Em: 29/10/2015 às 14:01h por

Ao falar na abertura do evento “Amazon Day”, promovido pela Embaixada do Brasil na capital britânica, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu investimentos em energias renováveis. No pronunciamento, o ministro destacou as potencialidades do país nesse campo. “Temos bons resultados em energias renováveis para compartilhar”, disse.
O ministro disse que apoiar o desenvolvimento da produção de energia solar e eólica é um compromisso do governo brasileiro. Segundo ele, a meta é alcançar um índice de 35% da matriz energética do país com energias renováveis. Também presente ao encontro, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou que a instituição está empenhada em dar escala às empresas do segmento.
De acordo com Levy, o Brasil é competitivo em energias renováveis e consegue preços tão bons ou até melhores que economias líderes no tema, como a Alemanha e Estados Unidos. Ele citou ainda que a oferta de energia verde cresceu cerca de 50% nos últimos anos no país. O ministro ressaltou ainda as iniciativas para mudanças na legislação nacional e a ampliação para cobertura de monitoramento de satélites, além da colaboração do setor privado, como dos bancos, nesse tema.
Par Levy, as mudanças climáticas abrem oportunidades, no país, para o desenvolvimento da competitividade no setor, criação de empresas e investimentos em cadeias de energia sustentável. O apoio do governo, segundo ele, virá com linhas de financiamento e aprimoramento da legislação. “Nessas energias renováveis, há grande oportunidade para a indústria local”, enfatizou. O ministro exaltou ainda as iniciativas de reflorestamento no País. “Isso vai estabilizar a oferta de água e outras condições ambientais”, comentou. (Correio Braziliense)