ONS: período chuvoso já começou

Em: 29/10/2015 às 14:01h por

As fortes chuvas que acometeram Belo Horizonte (MG) são um sinal de que o período chuvoso já começou essa semana. De acordo com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp, as previsões de vazão para essa semana são melhores que o que vinha sendo previsto anteriormente. A previsão é de que as chuvas atinjam a região Sul, indo até o norte de São Paulo e o Sul de Minas Gerais. 'A chuva em Belo Horizonte significa chuva na cabeceira do São Francisco, em Três Marias, o que é um bom sinal" explica Chipp, que participou nesta quarta-feira 28 de outubro, do evento de lançamento do Brasil Solar Power 2016, no Rio de Janeiro (RJ).
A situação dos reservatórios da região Nordeste, em especial do de Sobradinho, continua difícil. A expectativa é que o nível da usina pode chegar próximo de zero. Segundo Chipp, a Chesf, proprietária da usina, tem experiência em operar abaixo de zero, com o volume morto. Ele ressalta que a situação está sob controle e que enquanto o fenômeno climático El Niño persistir, a possibilidade de chuvas por lá é pequena. O diretor contou que ontem houve uma reunião na Agência Nacional de Águas e o ONS vai pedir a possibilidade da redução da vazão de Sobradinho de 900m³/se para 800m³/s. Isso daria mais fôlego para o reservatório da usina, ganhando 275 MW médios de energia por mês.
Em agosto o ONS havia pedido à ANA aumentar a defluência de Três Marias, de modo que se melhorasse a recuperação do reservatório da hidrelétrica de Sobradinho e ele chegasse ao fim do ano com mais volume que o esperado. A alteração veio somente no fim de setembro e pareceram não surtir o efeito desejado. Nesta semana, os níveis do Nordeste começaram a operar abaixo de 10% e a usina de Sobradinho, abaixo de 5%. (Canal Energia)