Indústria investe para ganhar mercado de torres de transmissão

Em: 27/10/2015 às 14:04h por

Uma das líderes em produção de torres de transmissão, a brasileira DAMP Electric inicia uma nova fase e, para marcar essa mudança de posicionamento junto ao mercado, passa a se chamar Tector. Além da mudança de nome, a empresa recebe novos investimentos para a modernização do complexo fabril. Pertencente ao Grupo BMG, a Tector está investindo na aquisição de novos maquinários, reformas das instalações, otimização da produção e eficiência de gestão. Os investimentos têm como objetivo elevar o nível de competividade, de capacitação tecnológica e de produção da empresa.

“O setor precisa de grandes investimentos nos próximos anos para garantir o crescimento econômico do país. Estamos apostando nesse cenário positivo para nos tornarmos uma das maiores empresas brasileiras, oferecendo produtos de qualidade com preços competitivos”, destaca o vice-presidente do Grupo BMG, Eduardo Dominicale. O executivo conta que a Tector produz atualmente cerca de 2.500 toneladas em torres por ano. Com os investimentos em curso, a empresa pretende atingir 3.500 toneladas.

"A economia está passando um momento difícil agora, mas certamente isso vai passar", avaliou Dominicale, destacando que o momento é de preparação para atender a crescente demanda esperada para o segmento de transmissão nos próximos anos. "Acreditamos que têm muito a ser feito nessa parte de infraestrutura, muitos leilões vão acontecer. Nós, como fornecedores, teremos muitas oportunidades daqui para frente". O executivo não revelou o volume investido.

Localizada no município mineiro de Sabará, com um complexo industrial de 35 mil metros quadrados de área construída, a Tector está entre as principais empresas nacionais de produção de torres para linhas de transmissão. A empresa atua na realização do projeto, na produção das estruturas metálicas e em testes de carga, sendo que este último serviço a credencia como uma das poucas empresas do mundo a desenvolver tais testes. Atualmente, a empresa conta com cerca de 450 funcionários, que operam em dois turnos nas linhas de produção modulada das torres e nas linhas de galvanização.

Com essa reestruturação, a empresa busca dar um salto de qualidade no serviço oferecido, destacando-se ainda mais no mercado. A Tector conta com clientes como Cemig, Abengoa, Eletrobras e Copel, entre outros e atua não só no Brasil, mas também na América Latina, principalmente, Argentina e Bolívia. (Canal Energia)