Aneel estuda mecanismo para apoiar distribuidoras de energia

Em: 27/10/2015 às 14:03h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estuda regras para permitir um alívio de caixa às concessionárias de distribuição de eletricidade, que têm se queixado de enfrentar custos maiores que os reconhecidos nas tarifas.

Uma nota técnica da agência, à qual a Reuters teve acesso, apresenta a proposta que envolve o repasse às empresas de eventuais sobras de recursos arrecadados pelas bandeiras tarifárias - que desde o início deste ano elevam o valor cobrado dos clientes em momentos em que as térmicas são mais caras em operação.

Pela regra atual, eventuais sobras da arrecadação das bandeiras, que cobrem custos com termelétricas e com a compra de energia no mercado de curto prazo para compensar uma menor produção das hidrelétricas, afetadas pela seca, deveriam ser acumulados em uma conta.

A Aneel explica que a receita adiantada às distribuidoras seria descontada do valor que estas receberão nos próximos reajustes tarifários, resultando em elevações menores da tarifa cobrada dos consumidores de cada empresa no futuro. (DCI)