WWF aponta economia de R$ 150 bilhões no uso de energia solar no lugar da energia térmica

WWF aponta economia de R$ 150 bilhões no uso de energia solar no lugar

Em: 14/10/2015 às 13:40h por

A WWF – Brasil, por meio de estudo divulgado no dia 28/09, mostrou que além de ser bom para o meio ambiente, a substituição do uso de energia fornecida por usinas termelétricas pela de geração fotovoltaica (energia solar) poderia gerar uma economia de R$ 150 bilhões em um período de cinco anos.
A organização afirma que subsidiar a energia fotovoltaica em vez da termelétrica emergencial é oito vezes menos custoso. O WWF Brasil propõe uma transição gradual do modelo termelétrico para o fotovoltaico, em que o valor que atualmente é gasto para a contratação de energia das termelétricas seria reduzido, ao mesmo tempo em que seria aumentado o investimento na instalação de energia fotovoltaica por um período de cinco anos.
Segundo a WWF, após esse período, a produção de energia fotovoltaica atinja 40 terawatts/hora (TWh) por ano, a mesma quantidade contratada hoje das termelétricas emergenciais.
Para fazer acontecer essa realidade, a WWF afirma que é preciso transformas as linhas de financiamento com juros de mais ou menos 6% ao ano. Atualmente esse mercado ainda enfrenta o entrave da falta de financiamento no país, onde as linhas de financiamentos que a gente tem que são por meio do e de alguns bancos privados. (Ambiente Energia)