Consumo e geração registram queda de mais de 3%, diz CCEE

Em: 09/10/2015 às 14:47h por

O consumo de energia elétrica recuou 3,4% na primeira semana de outubro ante o mesmo período do ano passado. A geração de eletricidade também registrou queda na mesma comparação, de 3%.
O levantamento sobre geração divulgado ontem pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indica que, na primeira semana deste mês, pouco mais de 62 mil megawatts (MW) médios de energia elétrica foram entregues ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A produção das usinas eólicas registrou 2,8 mil MW médios, um aumento de 30,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as usinas hidrelétricas tiveram queda de 1,2%, com a geração de 42,8 mil MW médios no mês e representatividade de 69% em relação a toda energia gerada.
O consumo de energia elétrica, por sua vez, somou 59,7 mil MW médios, com redução tanto no mercado cativo, no qual os clientes são atendidos pelas distribuidoras, quanto no Ambiente de Contratação Livre, em que os consumidores compram energia diretamente dos fornecedores. O consumo cativo registrou 45,8 mil MW médios, uma redução de 2,4%. Já os agentes livres consumiram 13,9 mil MW médios, 6,7% a menos do que no mesmo período do ano passado.
Entre os segmentos industriais que adquirem energia no mercado livre, apenas os setores de extração de minerais metálicos (+12,3%) e químico (+3%) registraram alta. Nos demais, houve queda no consumo, com os ramos de veículos (-22,5%), bebidas (-21,6%) e papel e celulose (-14,3%) registrando as maiores baixas.
A análise dos agentes autoprodutores, ou seja, empresas que investem em usinas próprias, aponta para um aumento de 29,9% na geração e queda de 5% no consumo em outubro. O setor de transporte (-24,1%), metalurgia e produtos de metal (-16,7%) e papel e celulose (-16,2%) foram os que mais contribuíram. (DCI)