Brasileiro é premiado no Reino Unido por pesquisar células solares baratas

Brasileiro é premiado no Reino Unido por pesquisar células solares bar

Em: 09/10/2015 às 14:47h por

Aluno de Engenharia de Materiais, Gabriel Bartholazzi Lugão de Carvalho, de 23 anos, não acreditou ao ouvir seu nome ser anunciado como vencedor entre 50 brasileiros em um prêmio do Programa “Ciência Sem Fronteiras” no Reino Unido. O jovem de Bom Jesus de Itabapoana, no Norte Fluminense, desenvolveu dispositivos solares de terceira geração com baixo custo de fabricação. A novidade pode colaborar para o barateamento de futuros painéis solares, facilitando o acesso da população a essa tecnologia.
O que diferencia esses dispositivos com os painéis solares a base de silício, que dominam o mercado atualmente, é que eles funcionam muito bem quando são expostos a altas temperaturas. Os painéis normais perdem eficiência à medida que os telhados ficam super aquecidos. A premiação aconteceu no dia 2 de setembro na empresa Specific, que pertence a Universidade de Swansea, e possui um centro de pesquisa voltado para células solares.
“Foi uma felicidade muito grande quando anunciaram o meu nome. Na hora não acreditei. Esse intercâmbio tem sido uma experiência única para o meu crescimento pessoal e profissional, sendo que a oportunidade de viver em uma cultura diferente ensina muito. Assim como trouxe minhas experiências do Brasil para o Reino Unido, espero levar de volta o que aprendi de bom e poder ajudar no crescimento e desenvolvimento do meu país, como pesquisador e pessoa. Sendo o Brasil um país que recebe grande incidência de energia solar o ano todo, espero que em um futuro próximo nosso país reduza a utilização de recursos não renováveis e se insira nesse mercado de painéis solares, tão promissor e importante para o nosso futuro”, declarou Gabriel.
O projeto do aluno de Engenharia de Materiais foi eleito o melhor da exposição pelo conteúdo científico e organização visual. Durante a apresentação, que foi em formato de pôsteres, os 50 brasileiros mostraram suas ideias para alunos, visitantes e professores da universidade que estavam presentes. Na oportunidade, havia uma banca de jurados avaliando os melhores projetos, que elegeu Gabriel como vencedor. (G1)