Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Rio Grande do Norte e São Paulo receberão torres solares heliotérmicas

Rio Grande do Norte e São Paulo receberão torres solares heliotérmicas

Em: 08/10/2015 às 13:53h por

A construção de duas usinas com torres solares centrais no Brasil — uma em Pirassununga, São Paulo, e a outra em Caiçara do Rio dos Ventos, Rio Grande do Norte – foi anunciada pelo projeto SMILE — Sistema Solar Híbrido com Microturbina para Geração de Eletricidade e Cogeração de Calor na Agro Indústria. Cada uma das torres terá 100kW de potência instalada e serão utilizadas para suprir as necessidades elétricas e de calor de processo ligadas às atividades agroindustriais de laticínios e matadouro.
A construção das usinas está prevista para iniciar em janeiro de 2016, com início da operação em dezembro do mesmo ano. A princípio, não haverá armazenamento térmico, mas ambas as plantas serão construídas com a possibilidade de implementação dessa tecnologia numa futura etapa. Para auxiliar a produção em momentos de baixa ou nenhuma disponibilidade de radiação solar, serão utilizadas caldeiras auxiliares movidas a biodiesel em um sistema de geração híbrida.
A usina construída na cidade de Caiçara do Rio do Vento – RN será uma planta comercial de propriedade da Solinova, empresa nascida na USP em 2008 para desenvolver tecnologia nacional de geração hibridizada de energia elétrica e térmica em alta temperatura. A Radiação Direta Normal (DNI) da região é de 1.999 kW/m²/a. A planta, que ocupará 1 ha, será composta de 75 helióstatos. Já a planta a ser construída em Pirassununga – SP terá finalidade exclusiva de pesquisa e será de propriedade da Universidade de São Paulo. A região apresenta níveis de DNI de 2.065 kW/m²/a e a área da usina ocupará cerca de 0,7ha.
O projeto Smile é financiado pelo BNDES e parceiros industriais, coordenado pelo grupo de pesquisa GREEN/USP (Grupo de Pesquisa em Reciclagem, Efidiência Energética e Simulação Numérica) do Docente Professor Dr. Celso Eduardo Lins de Oliveira, e executado em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão DLR, Elektro Eletricidade e Serviços S/A e a Empresa Solinova Inovação Tecnológica e Empresarial Ltda. (Ambiente Energia)