Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Comitê do setor elétrico se reúne e analisa nível de reservatórios de usinas do Nordeste

Comitê do setor elétrico se reúne e analisa nível de reservatórios de

Em: 07/10/2015 às 16:56h por

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), formado pela cúpula energética do governo, realizará amanhã reunião mensal ordinária de olho principalmente em três pontos: o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Nordeste, a expectativa de chuvas no Norte e o cronograma de entrada de operação de máquinas das usinas de Teles Pires (MT), Santo Antônio e Jirau (RO) e Belo Monte (PA).
Com relação ao Nordeste, integrantes do comitê, principalmente o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), têm dedicado atenção especial aos reservatórios das usinas da região, cujo nível está quase abaixo do patamar de 13%, em trajetória de queda. O reservatório da hidrelétrica de Sobradinho, no rio São Francisco, está com apenas 8,11% de estoque de água.
Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que o risco de racionamento no Nordeste este ano é "zero". A estratégia do governo é abastecer a região com energia importada do Sudeste e do Norte, além de geração eólica e térmica de menor custo.
Não só para atender o Nordeste, mas para reforçar a oferta de energia do país, o CMSE está contando com um grupo robusto de novas turbinas hidrelétricas para entrar em operação nos próximos meses. Nesse conjunto estão as máquinas da usina de Teles Pires, de 1.800 megawatts (MW), no Mato Grosso, o sítio Pimental, de 230 MW, que integra o complexo de Belo Monte, no Pará, e novas unidades geradoras do complexo do rio Madeira.
"Há um estoque de energia nova de hidrelétrica. Isso possibilitará uma análise de desligamento de térmicas, ao contrário de ligar novas térmicas. Mas tudo depende da água", disse Braga. (valor)