Disputa com Eletrobras pode elevar dívida da Eletropaulo

Em: 07/10/2015 às 16:54h por

Uma disputa judicial entre a Eletrobras e a AES Eletropaulo sobre dívida de R$ 1,7 bilhão poderá representar "um aumento significativo" na dívida da distribuidora de energia paulista, avalia a agência de classificação de risco Moody's.
Em setembro, a Eletropaulo informou que um consultor nomeado pela Justiça concluiu que a empresa é a única responsável pelo pagamento da dívida.
"Estimamos que, se a empresa perder a causa, o pagamento subsequente levará a dívida líquida atual da empresa de R$ 5,5 bilhões a R$ 7,2 bilhões a partir de 30 de junho de 2015", aponta relatório.
Segundo a agência, a alavancagem da Eletropaulo, medida pela relação entre a dívida líquida e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, iria para 3,7 vezes.
"Apesar da situação relativamente sólida da empresa em R$ 737 milhões em dinheiro e títulos mobiliários, a Eletropaulo encontrará dificuldades para levantar fundos para cumprir com esse passivo contingente", alertou a Moody's.
Até então, Eletropaulo e Cteep disputavam quem deveria arcar com o débito, que surgiu antes de a Eletropaulo ser privatizada, em 1998, e segregada em quatro empresas. (DCI)