Atraso nas linhas de transmissão impede o desenvolvimento da energia eólica

Atraso nas linhas de transmissão impede o desenvolvimento da energia e

Em: 07/10/2015 às 16:54h por

Apesar de representar mais de seis mil gigawatts (GW) da potência instalada do País, com uma participação de 4,4% na matriz elétrica brasileira, a energia eólica ainda enfrenta um grande desafio: a expansão das linhas de transmissão.
Para poder interligar os parques e gerar energia elétrica no prazo necessário a linhas de transmissão têm, que acompanhar o crescimento dos parques eólicos. Sem elas, o empreendimentos ficam parados causando prejuízo tanto para os investidores, quanto para a população.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), caso se conte as usinas de hoje aptas a operar, mas que não estão conectadas com linhas de transmissão, e os parques que ainda estão em testes, mas não são contabilizados pela Aneel, a capacidade instalada da fonte aumenta para 7 GW.
A partir de 2014 esse problema começou a receber atenção, o que fez com que os antigos parques eólicos passassem a ter as suas linhas de transmissão, que ainda assim não conseguiram acompanhar a instalação dos novos parques que estão entrando e para os que serão contratados através dos leilões de energia.
Para evitar que o problema cresça ainda mais, a Aneel determinou que, para participar do leilão, o empreendimento eólico agora é obrigado a ter como escoar a energia elétrica, o que acrescenta mais um entrave no interesse dos investidores em construir novas usinas eólicas. (Ambiente Energia)