Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Sudeste/Centro-Oeste apresentam queda de 4,1% na carga de energia

Sudeste/Centro-Oeste apresentam queda de 4,1% na carga de energia

Em: 06/10/2015 às 14:28h por

Conforme o Boletim Mensal da Carga de Energia Elétrica do Operador Nacional do Sistema (ONS), o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste mostrou queda nos valores da carga de energia para o mês de setembro, -4,1%  em  relação aos valores verificados no mesmo mês do ano anterior.  Com  relação  ao  mês  de agosto de 2015, verifica-se  uma variação positiva de 4,1% . No acumulado dos últimos 12 meses, o Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação negativa de 2,0%, em relação ao mesmo período anterior.
A variação  negativa apresentada  pelo  Subsistema  Sudeste/Centro-Oeste  é explicada, principalmente, pelo modesto  desempenho  da indústria cuja participação na carga industrial do SIN é de cerca de 60%.
Apesar  do  menor  número  de  dias  úteis ter  colaborado negativamente  para  o desempenho  da  carga,  a ocorrência  de temperaturas  elevadas,  superiores  às  observadas no  mesmo  mês do  ano  anterior, contribuiu  para atenuar a sua queda,  no  mês  de setembro de 2015.
A variação negativa de 4,1% apresentada pela carga ajustada ratifica as afirmações acima.
Subsistema Sul
Os valores de carga de energia verificados em setembro de 2015 indicam variação negativa de 7,1% em relação aos valores do mesmo mês do ano anterior. Com relação a agosto de 2015, verifica-se um decréscimo de 0,3%. No  acumulado dos últimos 12 meses, o Sul apresentou um crescimento de 0,5% em relação ao mesmo período anterior.
A  taxa  de  crescimento negativa da  carga  desse  subsistema em setembro de 2015,  em  comparação  ao  mesmo  período  do  ano  anterior, está influenciada pelo cenário  econômico atual e pela redução do consumo de energia decorrente do aumento das tarifas de energia elétrica.
A  variação negativa  de 6,7% da carga  ajustada confirma essas afirmações.
Subsistema Nordeste
No Subsistema Nordeste, os valores de carga de energia verificados em setembro de 2015 indicam crescimento de 1,7% em relação aos valores do mesmo mês do ano anterior.
Com relação a agosto de 2015, verifica-se  uma  variação positiva de 5,0%. No  acumulado dos últimos 12 meses, o Nordeste apresentou um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período anterior.
A evolução do consumo de energia nesse subsistema vem sofrendo ainda menor  impacto da conjuntura econômica adversa e  da elevação das tarifas de energia do que nos   subsistemas Sudeste/Centro- Oeste  e  Sul. Entretanto já se observam menores taxas de crescimento da carga.
Subsistema Norte
No  Subsistema  Norte, o  valor  de  carga  de  energia  verificado  em setembro de 2015 indica uma variação positiva de 4,6% em  relação  ao valor do mesmo mês do ano  anterior.  Com  relação ao mês de agosto de 2015, verifica-se uma variação positiva de 5,8%.
No  acumulado dos últimos 12 meses, o Norte  apresentou  uma variação negativa de 0,7% em relação ao mesmo período anterior.
A  carga dos consumidores industriais eletrointensivos do subsistema Norte conectados à Rede Básica, que passou por expressiva contração ao longo dos últimos  anos, mantém-se em patamar bastante reduzido desde meados do ano de 2014. (Setor Energético)