Ibama: LO de Belo Monte depende do cumprimento de pendências pela Norte Energia

Ibama: LO de Belo Monte depende do cumprimento de pendências pela Nort

Em: 30/09/2015 às 14:47h por

O diretor de licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Tomaz de Toledo, afirmou nesta terça-feira, 29 de setembro, que a emissão da licença de operação de Belo Monte (PA - 11.233 MW) depende do atendimento, pela Norte Energia, de todas as pendências apontadas no parecer técnico concluído no último dia 10 pelo órgão. A data prevista pela empresa para a obtenção da licença era 15 de setembro, mas o Ibama apontou questões pendentes no Projeto Básico Ambiental, com um total de 12 itens a serem observados.
A LO é necessária para que a empresa inicie o enchimento do reservatório da usina e possa realizar, na sequência, a operação em teste para a entrada em operação comercial. “A gente recebeu na sexta-feira [25 de setembro] seis ou sete oficios da Norte Energia no sentido de tentar comprovar ao Ibama que aquelas exigências foram atendidas. O Ibama vai avaliar e atualizar sua análise”, disse Toledo. O documento da área técnica foi ratificado pela Diretoria de Licenciamento Ambiental do orgão no último dia 22. (Canal Energia)