Aneel abre audiência pública com edital do leilão A-1

Em: 29/09/2015 às 11:39h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a abertura de audiência pública com a proposta de edital do leilão A-1, destinado à contratação de energia elétrica de empreendimentos de geração existente. O certame está marcado para o dia 19 de novembro, quando serão negociados contratos por quantidade e por disponibilidade, com início de suprimento em janeiro de 2016.
O documento ficará disponível para contribuições de 30 de setembro a 13 de outubro. As regras do certame já determinam o tratamento a ser dado ao risco hidrológico das usinas participantes do Mecanismo de Realocação de Energia. Ele será assumido pelos geradores para contratos na modalidade por quantidade de energia; e pelas distribuidoras nos contratos por disponibilidade, com direito a repasse às tarifas dos consumidores finais.
O leilão A-1 terá cinco tipos de contratos, com término em dezembro de 2018 e em dezembro de 2020, de acordo com a fonte. Poderão participar do leilão empreendimentos de fontes hídrica e térmica de fontes como carvão, biomassa e gás natural.