UHE Santo Antônio recebe aval para funcionamento em teste de turbina

Em: 29/09/2015 às 11:38h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta segunda-feira, 28 de setembro, o início da operação em fase de testes da turbina de nº 34 da UHE Santo Antônio, em Porto Velho (RO). A unidade geradora soma 69,5 MW. O processo de comissionamento, nome técnico dado a esta etapa de testes, verifica com todas as áreas – fornecimento, montagem, engenharia, operação, manutenção e meio ambiente – de maneira integrada, se as condições da turbina estão adequadas para iniciar a geração de energia. Ainda em 2015, respectivamente em novembro e dezembro, duas unidades geradoras entrarão em operação comercial na usina. Até novembro de 2016, quando a obra estiver concluída, a UHE Santo Antônio terá suas cinquenta turbinas em funcionamento, com uma capacidade de geração suficiente para abastecer o consumo médio de quarenta e cinco milhões de pessoas.
A Aneel autorizou ainda a operação em teste de unidades das eólicas Baraúnas I (UG9 - 2,3 MW), Morro Branco I (UG13 - 2,3 MW) e Mussambê (UG6 - 2,3 MW), todas localizadas na Bahia.