Mais cidades recorrem a PPP para aportes em iluminação

Em: 22/09/2015 às 14:57h por

Sem dinheiro em caixa para ampliar e modernizar as redes de iluminação pública em curto prazo, as prefeituras de Maceió (AL) e Uberaba (MG) terão PPPs (parcerias público-privadas) para o setor. Em Uberaba, o governo calcula que serão necessários cerca de R$ 120 milhões para substituir as atuais lâmpadas por tecnologia LED, além de ampliar e gerir o sistema. "A empresa terá de investir na troca das luminárias nos primeiros dois anos [da concessão]. Por conta própria, o município não teria condições de fazer o aporte nessa velocidade", afirma o secretário Glauber Faquineli.
O argumento é o mesmo de Maceió, onde a administração calcula que levaria até dez anos para substituir as luminárias atuais por pontos de LED se fosse investir com capital próprio no projeto. "Com a parceria, vamos reduzir o prazo pela metade", diz o secretário de Governo, Ricardo Wanderley. A capital alagoana ainda não tem uma estimativa do valor que será investido. O sistema, no entanto, é maior que o de Uberaba. Nos dois casos, para pagar os parceiros privados, as prefeituras pretendem usar receitas provenientes de taxas de iluminação já existentes.
A Abilux (da indústria de iluminação) diz que as PPPs têm se espalhado, mas que vê com preocupação a falta de cláusulas de preferência a produtos nacionais. "O que seria uma oportunidade para os fabricantes locais, poderá beneficiar apenas os importadores", diz o diretor Marco Martins Poli. O maior projeto do país, o de São Paulo, permanece travado após questionamentos do Tribunal de Contas do Município. A prefeitura local informou que já prestou esclarecimentos ao órgão. (Folha de S. Paulo)