Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Governo diz que risco de racionamento de energia no Nordeste é zero

Governo diz que risco de racionamento de energia no Nordeste é zero

Em: 21/09/2015 às 14:30h por

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou hoje que o risco de racionamento de energia no Nordeste este ano é zero. Segundo ele, a garantia de atendimento à região, que atravessa uma seca severa, é baseada principalmente por termelétricas e usinas eólicas que entraram em operação nos últimos anos.
“Estamos passando por uma seca terrível, mas o risco de racionamento [no Nordeste] é zero, justamente por causa das térmicas que entraram [em operação] lá e por conta das eólicas. Em alguns dias as eólicas geram um pouco mais que hidrelétricas e térmicas. E eólicas e térmicas juntas estão gerando quase dois terços da energia do Nordeste”, afirmou Tolmasquim, em conferência internacional de energia Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro ( Amcham).
A reportagem  informa que, segundo especialistas do setor, o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Nordeste pode chegar a menos de 10% em novembro, devido à escassez de chuvas, provocada pelo fenômeno “El Niño”, com possibilidade de apagões na região. O fenômeno climático pode ainda estender a falta de chuvas na região para 2016.
“O Nordeste já tem há três anos uma seca enorme e, eventualmente, o ‘El Niño’ pode tornar o ano que vem também seco”, afirmou Tolmasquim.Presente ao mesmo evento, o assessor da diretoria-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) Marcelo Prais também descartou a possibilidade de déficit no abastecimento de energia do Nordeste em 2015, porém admitiu que o nível dos reservatórios da região pode não chegar a um limite confortável para o próximo ano. (Valor)