Energisa investe R$ 2 milhões em eficiência energética em órgão público do MT

Energisa investe R$ 2 milhões em eficiência energética em órgão públic

Em: 16/09/2015 às 12:15h por

A Energisa Mato Grosso vai investir R$ 2 milhões em ações para a redução do consumo de energia na Secretaria de Estado de Fazenda, por meio do programa Energia Eficiente. Estão sendo trocados cinquenta e cinco condicionadores de ar e 3.384 lâmpadas, entre outros aparelhos. O projeto está atualmente em fase de execução, com novos equipamentos sendo instalados no órgão e os antigos, retirados.
“A Aneel determina que as distribuidoras invistam em eficiência energética. Na Secretaria de Fazenda de Mato Grosso investimos R$ 1.983.632,53 com a compra de equipamentos que reduzirão o consumo de energia. Isso será positivo para o Governo, que terá contas mais baixas, e para o meio ambiente”, explica o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Wilson Couto.
Entre os condicionadores de ar adquiridos pela distribuidora mato-grossense para a Sefaz, trinta e seis são modelo Split de grande porte: três são de 240 mil BTUS (investimento total de R$ 97,5 mil), vinte e três são de 180 mil BTUS (totalizando R$ 598 mil) e dez são de 120 mil BTUS (investimento de R$ 238 mil). Quando os equipamentos são substituídos, os antigos são recolhidos e encaminhados pela Energisa Mato Grosso para o descarte ecologicamente correto. A estimativa de redução de consumo é de 711,8 MWh/ano, o equivalente ao consumo anual de 312 residências. Segundo a coordenadora de Eficiência Energética da distribuidora, Marjorie Teruel, após a execução dos serviços será feita a comparação da medição do consumo dos equipamentos antigos e dos novos, conforme determina a Aneel. (Canal Energia)