Saiba como economizar energia na cozinha

Em: 16/09/2015 às 12:14h por

Evite descongelar alimentos no micro-ondas
Descongelar alimentos no micro-ondas significa consumir mais energia, já que para isso é necessário que o aparelho faça um “esforço” maior. Para economizar com isso, basta retirar o alimento do congelador um pouco antes e aguardar que ele descongele naturalmente.
Outra forma de economizar com o micro-ondas é coloca-los na tomada apenas na hora de usar. Esse tipo de equipamento tem um consumo elevado só para manter o display funcionando.
Feche a porta da geladeira
Se a porta da geladeira fica aberta, a temperatura interna aumenta e ela precisa “se esforçar” mais tentar manter baixar novamente, o que eleva o consumo. Portanto, se certifique que a porta foi fechada após pegar algo lá dentro e não fique abrindo a porta a todo o momento.
Também não seque roupas atrás da geladeira, porque isso sobrecarrega o aparelho. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), também não é recomendado forrar as prateleiras. A geladeira deve ser descongelada regularmente, ficar em local ventilado, longe das paredes, dos raios solares, de fogões e estufas.
Se ligue no selo Procel
Quando for comprar um aparelho elétrico, observe que o mesmo possui o selo Procel de Eficiência Energética. O adesivo vermelho com o desenho de uma lâmpada preta e amarela dentro indica que aquele equipamento gera uma economia maior de energia.
O selo é emitido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), ligado à Eletrobras, e foi instituído em 1993. De acordo com a Eletrobras, o selo indica ao consumidor quais os equipamentos que apresentam o melhor nível de eficiência energética dentro de cada categoria.
Etiquetando os aparelhos e orientando o consumidor, o Selo Procel também estimula a fabricação de equipamentos mais eficientes. Caso o aparelho que você vai comprar não possua o Selo Procel, observe se ele tem a etiqueta do Inmetro. O adesivo com a letra A indica maior nível de economia. (Correio 24 Horas)