Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Copel troca lâmpadas antigas por iluminação eficiente em 50 mil casas

Copel troca lâmpadas antigas por iluminação eficiente em 50 mil casas

Em: 16/09/2015 às 12:13h por

Um projeto de eficiência energética da Copel vai substituir lâmpadas antigas por kits de iluminação eficiente em 50 mil domicílios de baixa renda no Paraná, sem custos para os consumidores. A Copel vai investir R$ 28,6 milhões no projeto, iniciado em setembro e com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. 
A iniciativa prevê a troca de 150 mil lâmpadas. Cada família vai entregar três lâmpadas incandescentes e receber duas fluorescentes e uma LED. Além de melhorar a qualidade da iluminação, o kit eficiente reduz o consumo de energia em até 80% em comparação com as lâmpadas incandescentes convencionais, que já deixaram de ser fabricadas. 
“Esse projeto tem uma importância social inestimável. Além de ajudar os beneficiados a economizar nos gastos com a energia elétrica, ele contribui para o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais” , ressalta o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe. “A sustentabilidade no uso da energia elétrica é um caminho inevitável e a Copel vai investir cada vez mais nisso”. 
MAPEAMENTO - Mais do que substituir lâmpadas, o projeto faz um mapeamento do uso da energia. Para definir as famílias beneficiadas, a Copel desenvolve um trabalho de diagnóstico do uso de energia, identificando as regiões com presença do maior número de consumidores com equipamentos com alto índice de desperdício de energia. O programa também prevê a realização de palestras para orientar os consumidores sobre o uso racional da eletricidade. 
UM MILHÃO - Desde o ano 2000, a Copel investe recursos equivalentes a 0,5% de sua Receita Operacional Líquida (ROL) no desenvolvimento do seu Programa de Eficiência Energética (PEE), que estimula e amplia a eficiência do uso da energia elétrica pelo consumidor final. Os investimentos atendem ao contrato de concessão de distribuição de energia, Lei 9.991/2000, segundo critérios definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. 
Além das 150 mil lâmpadas nesta edição do projeto, até o próximo ano a Copel substituirá ainda 12 mil refrigeradores e 10 mil chuveiros por equipamentos novos, que apresentam perdas mínimas de energia. Nos últimos anos, a Companhia investiu R$ 124 milhões nos programa de eficiência energética em benefício de 430 mil famílias de baixa renda. Foram substituídos no período 1,2 milhão de lâmpadas, 68,9 mil refrigeradores e 41 mil chuveiros. (Agência de Notícias do Paraná)