Na Petrobras, o pior já passou, diz ministro de Minas e Energia

Em: 11/09/2015 às 15:09h por

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou nesta sexta-feira que o rebaixamento da nota da Petrobras é um “situação passageira”. Segundo ele, a nova classificação é “uma consequência do rebaixamento da nota do próprio país”.
“Acreditamos que o pior já passou e estamos diante de um processo de recuperação e fortalecimento da Petrobras”, afirmou Braga, ao chegar à sede do Ministério de Minas e Energia.
Ontem, a Standard & Poor’s (S&P) cortou a nota da empresa de “BBB-” para “BB”, um degrau abaixo da classificação soberana do Brasil — que anteontem caiu para “BB+”, nível especulativo. Com o ajuste, a estatal de petróleo perdeu o grau de investimento de uma segunda agência de classificação de risco, pois, em fevereiro, o mesmo já havia acontecido com a Moody’s, pela qual a companhia é hoje classificada em “Ba2”.
Braga afirmou que o rebaixamento da Petrobras não deve trazer novas consequências, pelo fato de a companhia apresentar números cada vez mais consistentes e pelo fato de que “toda a sua demanda de crédito estar resolvida”. Segundo o ministro, a companhia já cobriu sua necessidade de crédito no médio e longo prazos.Para Braga, o corte de rating do Brasil reforça a importância de o governo resolver a questão fiscal, com a necessidade de diminuição maior das despesas. (Valor)