Grupo CPFL avança em eficiência energética

Em: 10/09/2015 às 18:41h por

Criada em abril, a CPFL Eficiência fechou seu primeiro contrato para oferta de serviços integrados para economia de energia. O cliente é a mineira Algar Tech, que deve poupar 3,5 mil megawatts-hora (MWh) por ano – o suficiente para abastecer mais de mil famílias.
Ensinar o cliente a consumir menos o seu produto pode parecer um contrassenso, mas é uma realidade para as geradoras e distribuidoras. Em meio à queda no consumo por conta da energia mais cara e da economia fraca, elas passaram a apostar no segmento para impulsionar sua receita com serviços e explorar as sinergias entre as diversas áreas de atuação.
O contrato da CPFL com a Algar deixa clara a estratégia. A empresa de tecnologia procurou a área de distribuição da elétrica para conectar uma futura usina solar que seria implantada no data center de Campinas (SP). Acabou fechando um acordo que inclui a modernização do sistema de iluminação e climatização e o financiamento de duas usinas solares – a de Campinas e mais a ampliação de uma outra, em Uberlândia.
Além disso, migrou do mercado cativo, atendido pelas distribuidoras, para o mercado livre, com a contratação dos serviços da CPFL Brasil, braço de comercialização do grupo. “O grupo CPFL tem muitas empresas, que dão diversas possibilidades de soluções para o cliente com muita sinergia”, afirma Luciano Ribeiro, diretor da CPFL Eficiência.