Bolsa canadense quer abrir mercado de capitais para empresas brasileiras

Bolsa canadense quer abrir mercado de capitais para empresas brasileir

Em: 09/09/2015 às 15:55h por

Com um cenário econômico mostrando que a obtenção de novas fontes de financiamento vai ser um diferencial na competitividade, as empresas brasileiras de energia podem vislumbrar mais uma opção. A Canadian Security Exchange, bolsa de valores com sede em Toronto, está captando empresas brasileiras que tenham interesse em ir ao mercado de capitais no país. A meta da CSE é atrair negócios de várias áreas que queiram financiar a sua expansão por captações nessa bolsa.
De acordo com Miloud Hassene, advisor international da CSE para o Brasil, ela é conhecida por ser uma bolsa para empreendedores. "O lema dela é exatamente esse, incentivar os empreendedores a listar suas empresas", explica. Segundo ele, fundos e bancos de investimentos canadenses estão inclinados a investir em tecnologia e energia no Brasil, mas via empresas listadas na CSE. "Eles viram um setor atraente para investir, o setor energético do Brasil é muito firme", avisa.
Ainda de acordo com o executivo, essa atração vem de um setor que passa para o mercado maturação nas suas estruturas de segurança e confiabilidade. Mesmo com algumas incertezas que tem assolado o setor, como o GSF, as garantias que os contratos trazem, aliadas as suas ferramentas de ajuste, passam confiança para o investidor. "Qualquer investidor quer confiança, receber confiança e a garantia que ele pode depositar confiança. Isso é um dos lados positivos do Brasil", observa Hassene.
Para Hassene, a captação de recursos no Brasil é muito complicada e tradicionalmente os empreendedores nacionais buscam a facilidade das condições oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Mas as mudanças nessas condições trazem a ocasião para a entrada na CSE. Hassene aposta no potencial das empresas brasileiras, que, segundo ele, cresceram de modo orgânico, sabem enfrentar crises, tem bons quadros, mas que não tem acesso ao mercado de capital.(Canal Energia)