Alstom inicia o transporte de novos equipamentos para a UHE Ituango

Em: 08/09/2015 às 15:39h por

A Alstom iniciou o transporte de aproximadamente 2.500 equipamentos para a usina hidrelétrica de Ituango, na Colômbia. Estas peças são componentes das primeiras quatro unidades geradoras do projeto. Todas foram produzidas na unidade da Alstom em Taubaté (SP). Estão inclusas peças de pequeno e grande porte, como tubos de sucção e seus elementos de concretagem, caixa espiral, partes de gerador, ferramentas, dispositivos especiais e miscelâneas. O transporte será feito por meio terrestre, com a utilização de noventa e cinco carretas, e por meio marítimo, sob responsabilidade da Empresas Públicas de Medellín. A previsão de chegada dessas peças na Colômbia é em meados de setembro.

Em outubro, a Alstom espera enviar mais 244 equipamentos, incluindo caixa espiral e apoios do estator, que serão enviadas em dezoito carretas e que também fazem parte das primeiras unidades geradoras. As primeiras quatro turbinas têm início de operação previsto para 2018 e as demais para até 2021.

A Alstom assinou em 2012 um contrato no valor aproximado de € 170 milhões com a Empresas Públicas de Medellín para fornecer oito turbinas Francis de 300 MW e geradores para a UHE Ituango. Instalada no rio Cauca, localizado em Antioquia, a 170 quilômetros de Medellín, a usina será considerada a maior da Colômbia quando estiver em plena operação, gerando 2.400 MW de energia. A Alstom é a única empresa fornecedora das turbinas e geradores no projeto.