Pela 1ª vez no ano, risco de faltar energia no país é zero, diz governo

Pela 1ª vez no ano, risco de faltar energia no país é zero, diz govern

Em: 03/09/2015 às 16:07h por

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) informou nesta quarta-feira (2) que o risco de faltar energia é igual a zero no país. É a primeira vez neste ano que o índice atinge tal patamar.
De acordo com nota divulgada pelo comitê, após reunião mensal, “o sistema elétrico apresenta-se estruturalmente equilibrado, devido à capacidade de geração e transmissão instalada no país, que continua sendo ampliada com a entrada em operação de usinas, linhas e subestações”.
Embora agosto tenha registrado chuvas abaixo da média em praticamente todo o país, o CMSE informou que o “Sistema Interligado Nacional – SIN dispõe das condições estruturais para o abastecimento do país”.
Em fevereiro, esse índice de risco chegou a 7,3%. O nível máximo tolerado pelo governo é de 5%.
"Considerando o risco de déficit de 5%, conforme critério estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, há sobra estrutural de cerca de 9.359 MW médios para atender a carga prevista, valor esse atualizado com as datas de entrada em operação das usinas para os próximos meses e a projeção de demanda", informou o comitê. (G1)