Complexo Eólico Cerro Chato atinge 168MW de energia

Em: 02/09/2015 às 15:32h por

A Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Despacho nº 2.811, liberou no dia 27 de agosto a operação comercial dos doze aerogeradores da Usina Eólica Ibirapuitã I, em Santana do Livramento.
Com os 25,2 megawatts (MW) novos o Complexo Eólico Cerro Chato atinge 168MW de capacidade instalada.
O empreendimento, pertencente à Eletrosul, Rio Bravo Energia I – FIP e Fundação Elos, integra a primeira ampliação do Complexo Eólico Cerro Chato, que tem outros 90 MW da primeira etapa de implantação, em operação plena desde dezembro de 2011.
A Usina Eólica Ibirapuitã I tem capacidade para abastecer 130 mil habitantes e é a primeira do Brasil a receber aerogeradores fabricados e montados no País por uma empresa nacional.
Os empreendimentos eólicos da Eletrosul e empresas parceiras somam 800 MW de capacidade instalada, dos quais 517,2 MW estão operando comercialmente.
Com estas 12 novas unidades liberando e comercializando a energia que vai para a rede aumenta o retorno de ICMS para o município.
Brasil bate recorde em geração eólica
A produção de energia eólica no Brasil alcançou um novo recorde no último mês, quando foram produzidos 2.989 megawatts (MW) médios, de acordo com o Informativo Preliminar Diário, emitido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O recorde anterior era de 2.960,6 MW médios que foi registrado em 25 de junho deste ano.
O Brasil tem ampliado a participação desta fonte na matriz energética e, para isso, os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem sido decisivos. Entre 2011 e 2014, o programa concluiu 117 usinas eólicas com potência instalada de 3.086 MW. Em 2015, já foram concluídas outras 42, cuja potência totaliza 1.090 MW.
Em fevereiro, a presidenta Dilma Rousseff inaugurou uma usina, em Santa Vitória do Palmar (RS), no Parque Eólico Geribatu, que é o maior complexo da América Latina.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país tem atualmente 264 empreendimentos para geração de energia eólica em operação que respondem por 6.428 MW, o que corresponde a 4,4% da capacidade instalada de energia elétrica do país. (Jornal Já)