Fontes alternativas vão baixar o preço da energia no Brasil

Em: 02/09/2015 às 15:30h por

O Brasil vai substituir fontes mais caras de geração de energia por outras de menor custo. Essa deverá ser a orientação da política energética brasileira, segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata. O objetivo é superar o déficit de geração hídrica.
Como atualmente a base energética do Brasil é hidrotérmica, o Ministério vai aumentar a participação de fontes que garantam segurança energética. “Além disso, o Brasil vem buscando a diversificação das fontes, com a inserção de mais energia renovável”, enfatizou Barata, na segunda-feira (31), durante reunião do conselho empresarial de Energia Elétrica da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Nesse sentido, fontes como a biomassa e o gás natural terão importante papel na matriz energética brasileira para geração de base térmica e renovável. Para o secretário-executivo, apesar de ainda haver dificuldades, como a escassez de gás no País, essas fontes permitem gerar energia com menor custo do que as usinas térmicas a óleo, o que ajudará a baratear a eletricidade consumida. (Ministério de Minas e Energia)