Consumo de energia elétrica no país cai 2,9% em julho, aponta EPE

Em: 01/09/2015 às 16:07h por

O consumo de eletricidade no país totalizou 36.785 gigawatts-hora (GWh) em julho, uma queda de 2,9% em comparação com o mesmo mês em 2014. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (01), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
De acordo com a entidade, o recuo é explicado pelas tarifas de energia elétrica mais elevadas do que no ano anterior, cenário econômico desfavorável, redução do poder de compra dos brasileiros e temperaturas mais amenas.
O consumo residencial chegou a 10.123 GWh em julho, ou 5% a menos do que o observado no ano passado. De acordo com a EPE, foi “a maior [queda] registrada nos últimos 10 anos" e "a a quinta e mais intensa queda do consumo da classe".
“O cenário econômico adverso e a elevação nas tarifas de eletricidade continuam impactando negativamente o mercado da baixa tensão”, analisou a EPE.
Comércio, serviços e indústria
O setor de comércio e serviços consumiu 6.773 GWh, e não apresentou crescimento no mês, segundo a Empresa de Pesquisa Energética.
"Os estabelecimentos de comércio e de serviços, vêm lidando com um quadro de atividade fraca. As vendas no comércio, incluindo veículos e material de construção, por exemplo, caíram 6,4% no acumulado do ano até junho", segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já na indústria, houve retração de 3,4%, com gasto total de 14.058 GWh, “apesar de o consumo do ano passado já ter sido menos devido a Copa do Mundo”.
"Na série dessazonalizada, foi o quinto mês consecutivo de declínio do consumo industrial (-1,2%). Tal comportamento reflete, assim, o reduzido desempenho da atividade industrial", analisou a EPE.
Regiões
Na região Sudeste, que representa metade do consumo de energia nas residências brasileiras, de acordo com a EPE, a queda foi de 7%. Todos os estados tiveram redução no consumo, contudo, o Rio de Janeiro foi o mais afetado, com redução de 11%, “Embora apresentando dias quentes, com temperaturas acima de 30° C”.
No Sul, todos os estados apresentaram gasto de energia menor do que o de 2014. A região mostrou queda de 5%. A entidade observou que “o mês de julho na região foi menos frio do que no ano passado, resultando em menor demanda para climatização”.
Nas residências, o consumo da região Sudeste foi 178,6 quilowatts-hora/mês (KWh/mês), um recuo de 2,5%, em relação ao ano passado, enquanto no Sul, houve recuo de 2,7%, ou consumo de 184,4kWh/mês nas residências.
Já no Nordeste, a redução foi de 2,4%, em quase todos os estados, observou a EPE. Apenas Maranhão e Piauí apresentaram crescimento de 0,7% e 4%, respectivamente. O Ceará teve queda de 9,7%, na Bahia, o recuo foi de 2,2%, e em Pernambuco, -0,6%.
O Norte consumiu energia elétrica 8% a menos do que em julho de 2014, “influenciado por problemas de faturamento, conforme reportado pelas concessionárias da região”, apontou a EPE. (G1)