Nova tecnologia pode revolucionar captação de energia solar

Em: 01/09/2015 às 16:07h por

Uma empresa suíça pretende revolucionar o mercado de energia solar. A Airlight Energy desenvolveu um novo formato para captura de energia gerada pelo Sol. Ela é a Solar Sunflower – uma estrutura com 36 painéis solares arranjados em forma de girassol.
A estrutura foi desenvolvida em parceria com a IBM Research, de Zurique, Suíça. O design é capaz de intensificar a captura de energia. Com ele, o Sol é transformado em “cerca de 5.000 sóis”, disse Gianluca Ambrosetti, chefe de pesquisa da Airlight, ao site Ars Technica.
A Solar Sunflower usa dois tipos de tecnologia diferentes na captação de energia. Ela combina energia fotovoltaica e termal. Essa combinação permite uma eficiência de 80% na produção de energia – um número extremamente alto em comparação com outras tecnologias.
Os 36 painéis, que funcionam como espelhos para refletir a luz, são feito de alumínio. Uma grande vantagem desse material é que ele é muito mais barato do que outros.
Um desafio para a equipe de desenvolvimento foi criar um sistema de resfriamento para o equipamento. Em uma ocasião, o calor capturado foi tão grande que um pedaço de ferro derreteu – é preciso uma temperatura de mais de 1.500º C para isso. (Exame)