Medidores de energia são reciclados e vendidos como matéria-prima

Em: 28/08/2015 às 15:24h por

Cerca de 80 mil medidores de energia, com mais de 15 anos, são trocados por novos modelos, em Porto Velho, e depois são vendidos para uma empresa de reciclagem. A última entrega da remessa aconteceu na manhã desta quarta-feira (26). Além de Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal, também realizaram a coleta que abrange todo o Estado. A iniciativa partiu da Eletrobrás Distribuição Rondônia, com o projeto de logística e manufaturamento reversa, que destrói os antigos medidores e revende como matéria prima.
Segundo a gestora ambiental da Eletrobrás, Socorro Teixeira, os medidores são coletados pela empresa e repassados por uma recicladora selecionada através de licitação. “A empresa que ganhou fica responsável pela coleta dos medidores em Rondônia, depois ela separa o material como borracha, vidro e metal, tritura e revende como matéria-prima para indústrias”, explica a gestora.
A empresa responsável pela reciclagem repassa um valor estipulado pela Eletrobrás. Socorro explica que a verba será aplicada em projetos sociais. “Os programas ainda estão sendo escolhidos pela concessionária, mais creio que irá beneficiar a população. Em todo o país essa logística é utilizada, mas é a primeira vez que usamos em Rondônia”, explica. (G1)