341 projetos são liberados para leilão de energia solar

Em: 27/08/2015 às 15:41h por

Brasil avança na construção de uma matriz energética cada vez mais limpa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciou nesta terça (25) ter habilitado 341 projetos de energia solar para o 1º Leilão de Energia de Reserva (LER) 2015. O certame está programado para a próxima sexta-feira (28). Os empreendimentos poderão gerar 11.261 megawatts (MW), volume de energia comparável a grandes projetos hidrelétricos, como a Usina de Belo Monte (PA).
A Bahia tem o maior número de empreendimentos habilitados, 125 ao todo, somando 3.998 MW de potência. Em segundo lugar vem o Piauí, com 61 projetos, que poderão adicionar 2 mil MW ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O Rio Grande do Norte vai concorrer com 37 projetos (1.293 MW); Pernambuco com 31 empreendimentos (1.064 MW); São Paulo com 30 (1.109 MW) e Minas Gerais com 22 projetos (767 MW).
Na avaliação do presidente da EPE, o elevado número de empresas inscritas será bom para a competitividade do leilão. “O grande número de projetos habilitados permite prever uma forte competição no leilão, que vai beneficiar o consumidor”, avaliou o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim.
(Ministério de Minas e Energia, com informações da Agência Brasil)