Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Desemprego no segundo trimestre em MT cresce e chega a 6,2%

Desemprego no segundo trimestre em MT cresce e chega a 6,2%

Em: 26/08/2015 às 16:08h por

A taxa de desemprego em Mato Grosso saltou de 3,9% para 6,2% no segundo trimestre deste ano se comparado com o mesmo período de 2014, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25). No primeiro trimestre de 2015 a taxa foi de 5,7% também maior em relação aos três primeiros meses do último ano.
Segundo o levantamento, das 2,5 milhões pessoas em idade ativa no estado, 60% encontravam-se ocupadas, entre abril e junho deste ano, ou seja 1,5 milhão de pessoas. Já 4% se encontram desocupadas (que está procurando trabalho), o que representa 100 mil pessoas.
O nível da ocupação (que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar), ficou estável nesse período. A população desocupada não apresentou variação estatisticamente significativa no segundo trimestre.
A massa de rendimento médio real de todos os trabalhos, habitualmente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, foi estimada em R$ 1.895,88, e reduziu 5% na comparação do segundo trimestre de 2014.
Em todo o país, o índice de desemprego ficou em 8,3%, no segundo trimestre, sendo a maior taxa da série histórica, que teve início em 2012. Contudo, na média nacional, Mato Grosso obteve bons índices e se destaca na quarta colocação com taxa de desocupação de 6,2%. Acompanhando o mesmo índice estão os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Também Rondônia (4,9%) e Espírito Santo (6,6%). (G1)