Reforma do PIS/COFINS vai aumentar tributação de serviços, diz IBPT

Em: 26/08/2015 às 16:07h por

A mudança na cobrança do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) irá elevar em cerca 5% a tributação sobre as empresas prestadoras de serviços e pequenos negócios do país, segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral, que apresentou nesta terça-feira (25) um estudo sobre o impacto de uma unificação dos tributos.
O estudo foi apresentado durante seminário organizado pela Associação Comercial de São Paulo, em parceria com a Fecomercio, OAB/SP, Fórum do Empreendedor, entidades do setor de saúde e da construção civil.
Prometida para “brevemente” pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a proposta de unificação do PIS e da Cofins tem gerado preocupação no setor de serviços. O projeto ainda não foi apresentado, mas entidades empresariais temem que a unificação dos tributos gere um aumento na carga tributária, principalmente no setor de serviços, segmento que representa quase 70% da economia brasileira.
Segundo o IBPT, a mudança acarretará em um aumento dos dois tributos de 3,65% para 9,25%, gerando um acréscimo na arrecadação anual do governo federal na ordem de R$ 50 bilhões anuais.
“A proposta do governo de mudança da sistemática de calculo de PIS e Cofins não simplifica, ela torna o sistema muito mais complexo. O setor de serviços passa a ter uma carga tributária de mais do que o dobro do que tem hoje", disse Amaral. "O governo que criar uma sistemática muito parecida para todos os regimes de tributação hoje. Uma empresa de serviços que hoje paga 3,65% ela passa a pagar 9,25%”, diz Amaral. (G1)