Governo prepara programa para microgeração solar

Em: 14/08/2015 às 12:02h por

O governo prepara um programa específico para fomentar o desenvolvimento da microgeração de energia solar no Brasil. A informação foi transmitida na última quinta-feira, 13 de agosto, pelo Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, durante evento na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. "Teremos um programa para microgeração de energia no país", afirmou.
Segundo Braga, o programa será lançado em outubro desse ano. "A legislação deve ficar pronta até o final de setembro e a regulamentação até meados de outubro", disse. Serão lançados dois preços de referência, um para solar fotovoltaica e uma para termosolar. Os termos estão sendo ajustados para que as distribuidoras façam parte do negócio, uma vez que o aumento da geração distribuída pode desequilibrar o mercado das concessionárias.
De acordo com Braga, quem investir em energia solar nos próximos dez anos "vai ter bons resultados", assim como quem investiu em energia eólica. "Esperamos que a partir de 2016 se inicie um novo ciclo de investimentos e de atração no setor solar", disse, se referindo também a atração de fabricantes e fornecedores de tecnologia solar. (Canal Energia)