Projeto de lei que reduz preço da energia em MT recebe relatório favorável na Câmara dos Deputados

Projeto de lei que reduz preço da energia em MT recebe relatório favor

Em: 14/08/2015 às 12:00h por

O projeto de lei nº 832, que reduz o preço da energia para os consumidores de Mato Grosso e outros estados, de autoria do deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT), recebeu um parecer favorável do relator, deputado Evandro Roman (PSD-PR), nesta quinta-feira (13). Agora o projeto de lei deverá ser votado na Comissão de Minas e Energia, na Câmara dos Deputados.
O projeto pretende alterar o artigo 13 da Lei nº 10.438 que criou a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo que mexeu de forma estruturante no setor elétrico. Nele a União concentrou uma série de despesas já existentes e criou outras tantas, fazendo com que esta conta saltasse de R$ 3 bilhões para R$ 25 bilhões, entre 2012 e 2015.
No entanto, o consumidor não percebeu o aumento porque o Governo aportou R$ 20 bilhões neste fundo, entre 2012 e 2014, impedindo que os custos chegassem à conta de energia. Porém, este ano, sem dinheiro da União, a conta foi para o consumidor. E nela há ainda uma distorção: a distribuição foi feita de forma injusta e não igualitária entre os contribuintes.
Os brasileiros que vivem no Centro-Oeste, Sul, Sudeste e no Acre foram obrigado a pagar 4,5 vezes mais desta conta que os brasileiros que moram nas outras regiões. Por isso, no início do ano, a conta de energia da população do Norte e do Nordeste subiu 5,5%, enquanto nas outras regiões do país o aumento foi de cerca de 28%.
No relatório, o deputado Evandro afirma que: “Como não há garantia de que haverá, no futuro, novos aportes do Tesouro na CDE, é imprescindível que tal distorção seja corrigida, afinal não é razoável que consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste subsidiem consumidores, inclusive os de alta renda, das regiões Norte e Nordeste”.
O deputado Fabio Garcia afirma que a aprovação do relator mostra a força do projeto na Comissão de Minas e Energia. “Tenho lutado para demonstrar a necessidade de mudar esta lei. Luto pela redução do preço da energia elétrica para todos os brasileiros, principalmente para os mato-grossenses que estão sendo tratados de forma injusta pelo Governo Federal”. (Hipernotícias)