Presidente Dilma assegura que BNDES continuará a financiar setor eólico

Presidente Dilma assegura que BNDES continuará a financiar setor eólic

Em: 12/08/2015 às 16:21h por

O ponto que mais preocupa os investidores no setor eólico neste momento, o financiamento, recebeu na última terça-feira, 11 de agosto, a garantia de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social continuará a fomentar os negócios. Foi o que assegurou a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Élbia Silva Gannoum, após uma conversa com o presidente da instituição federal, Luciano Coutinho, e com a própria presidente da República, Dilma Rousseff.
Segundo Élbia, a conversa ocorreu após o anúncio do PIEE onde entre outras fontes, o governo federal apontou que irá contratar entre 4 GW e 6 GW em capacidade de geração eólica até 2018. O que daria cerca de 1,5 GW ao ano em média. “Após o evento conversei com a presidente onde disse que o problema para o setor é o financiamento e que o mercado está desconfiado. Mas ela me garantiu que há recursos sim no BNDES”, relatou a executiva da ABEEólica. “O BNDES tem cerca de R$ 130 bilhões para o financiamento da infraestrutura e o setor eólico demanda de R$ 10 a R$ 12 bilhões, ou seja, a situação é confortável”, comemorou.
Segundo sua avaliação essa afirmação tem peso para inverter o sinal de preocupação do setor que estamos vendo e que foi o principal tema discutido em evento da entidade realizado no mês passado com a cadeia de fornecedores e investidores, em São Paulo. Coutinho explicou que as condições do financiamento não mudaram no BNDES e que o financiamento continua entre 50% e 70% dos itens financiáveis. (Canal Energia)