Proteste lança prêmio de inovação para projetos em economia de energia e água

Proteste lança prêmio de inovação para projetos em economia de energia

Em: 12/08/2015 às 16:20h por

O oportuno cenário de forte aumento nas contas de luz e de problemas no abastecimento de água, foi lançado nesta quarta-feira, 12 de agosto, o Prêmio Proteste de Inovação 2015. O prêmio quer valorizar os melhores produtos seguros que impactem em uso menor de recursos na área de geração, distribuição e a utilização uso eficiente de energia elétrica em residências, além do tratamento, uso ou armazenamento de água. O prêmio é uma iniciativa da associação de consumidores em parceria com a Fundação Matanel e o apoio do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe-UFRJ, além do laboratório UL Testech e Rocco Marcas e Patentes.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro no site (http://www.proteste.org.br/premio-inovacao) da Proteste e poderão participar pessoas físicas desde que nascidas no Brasil, naturalizadas ou estrangeiros com residência fixa ou ainda pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras, desde que legalmente instaladas no país. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$ 50 mil e 88 horas de consultoria. Já o segundo e o terceiro colocados receberão as 88 horas de consultoria. As horas da consultoria estão divididas em 40 horas de consultorias de negócios, 8 horas de consultoria de patentes e outras 40 horas de consultoria de técnica.
De acordo com Dino Lameira, pesquisador da Proteste, o momento para o prêmio é oportuno pela alta das tarifas, além da escassez de água. Para ele, a promoção de produtos que economizem a energia vai fazer com que o consumidor tenha acesso a produtos mais sustentáveis. "A crise foi o que fez a gente direcionar o prêmio para esses dois focos", explica. Para o coordenador da área de testes, Carlos Confort, o foco é o consumidor final e o ideal é que o projeto tenha preço barato, grande economia e retorno rápido. "Esse seria o suprassumo de um produto", avalia.