Energia responde por 29% das emissões brasileiras de gases de efeito estufa

Energia responde por 29% das emissões brasileiras de gases de efeito e

Em: 12/08/2015 às 16:20h por

O Observatório do Clima divulgou nesta semana uma análise ampliada sobre as emissões brasileiras de gases do efeito estufa (GEE), entre 1970 e 2013. Nesse período, o setor de energia — que inclui produção e consumo de combustíveis e energia elétrica — quadruplicou seus níveis de GEE, chegando a 29% das emissões brasileiras em 2013. "Nenhum outro setor teve crescimento tão acelerado e em níveis tão altos de emissão", afirmou a entidade.
A análise permite traçar uma curva de emissões brasileiras em toda a economia e projetá-las para os próximos anos. Embora o Brasil ainda tenha chance de cumprir a meta proposta em 2009 (de reduzir suas emissões em 2020 em relação à tendência), o estudo indica que daqui a cinco anos essa trajetória será ascendente. Isto é: o país estará na contramão da recomendação de declínio das emissões. "Caso o desmatamento na Amazônia saia do controle, nem a meta de 2009 será cumprida", alertou o Observatório do Clima.
Só nos últimos cinco anos, as emissões da área energética aumentaram 34%. “A expansão se deve à queda da participação do etanol, ao aumento do consumo de gasolina e diesel, além do incremento de geração termelétrica no Brasil”, explicou Carlos Rittl, secretário-executivo do OC. Para ele, essa tendência é alarmante, mesmo quando comparada àquele que ainda é o pior vilão das emissões brasileiras, o desmatamento (que respondeu por 35% do total dos GEE do Brasil em 2013). (Canal Energia)