Indústria carregará custo mais elevado de energia por anos, alerta Abrace

Indústria carregará custo mais elevado de energia por anos, alerta Abr

Em: 12/08/2015 às 16:20h por

A tendência de queda no preço da energia em novos contratos de longo prazo trará alívio futuro às grandes indústrias, mas não anula no curto ou médio prazos a pressão de custos dos últimos anos. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa, as empresas que estão no mercado livre, grandes consumidores atendidos a partir de contratos, e não via distribuidoras, devem carregar por anos as condições menos favoráveis de acordos assinados principalmente em 2014.
A situação adversa aos consumidores livres teve origem na crescente preocupação quanto a um possível racionamento. Naquele momento, geradores de energia elevaram os preços de contratos de fornecimento, sobretudo para o curto prazo (2015). Os clientes, preocupados em evitar um desabastecimento ou o risco de serem obrigados a comprar energia ainda mais cara no mercado spot, aceitaram as condições. Um segundo movimento liderado pelos fornecedores de energia condicionava a oferta de um preço menos elevado a contratos mais extensos.
"As empresas que renovaram os contratos contaminaram suas carteiras com valores mais altos. O consumidor, com isso, travou o risco, deixou de pagar o mico (dos preços mais elevados em 2015), mas terá de lidar com o novo custo dos contratos no longo prazo", sintetiza Pedrosa. (EM)