'Nenhuma novidade', diz Miriam Leitão sobre projetos de energia

Em: 12/08/2015 às 16:20h por

No Palácio do Planalto, o governo anunciou investimentos de R$ 186 bilhões em obras de geração e transmissão de energia. R$ 81 bilhões nos próximos três anos.
É Ctrl-C, Ctrl-V, porque várias dessas hidrelétricas, já estavam previstas em outros planos que foram anunciados, na época que chamava PAC, agora não chama mais PAC. A única novidade foi essa. A maior parte dessas hidrelétricas já estavam previstas. E a hidrelétrica é a maior parte do pacote desta terça-feira (11). Tem alguma novidade, se você procurar bastante, querendo alguma novidade, é que tem uma proposta de investimento em energia solar, mas é pequena para o potencial brasileiro. Então, 5 mil MW. E um pouco mais de energia eólica, o que já estava acontecendo pela iniciativa das próprias empresas geradoras.
Mas o pacote não tem nenhuma novidade. Essa redução é a redução de uma sobretarifa, porque tem a tarifa que a gente paga, além disso tem uma sobretarifa que é a bandeira vermelha. Essa bandeira vermelha vai dar uma quedinha. É muito menos do que tudo aquilo que a gente está pagando esse ano de energia a mais. E não é só porque choveu menos não, é porque o governo já tomou uma decisão, aquela velha MP 579 que desorganizou o setor totalmente. Eles tiveram que pegar empréstimos bancários, e nós estamos pagando os juros bancários dessas distribuidoras no socorro do ano passado. (G1)