Déficit nas geradoras de energia pode deixar contas de luz mais caras

Em: 11/08/2015 às 15:05h por

Os consumidores podem se preparar para um novo aumento na conta de energia elétrica. O déficit de R$ 20 bilhões das geradoras de energia somado aos gastos elevados neste ano podem implicar em novo reajuste extraordinário. De acordo com o jornal Extra, ainda não há previsão do valor do aumento e nem a partir de quando ele passará a valer.
O problema reside na diferença de preços na geração de energia hidrelétrica e termelétrica, mais cara, que é acionada quando há estiagem e baixo nível de água nos reservatórios, situação que vem se repetindo nos últimos anos. As geradoras se utilizam das termelétricas e em mercados de curto prazo para entregar às distribuidoras a quantidade de eletricidade prevista.
A Câmara de Comercialização informa que hoje há uma taxa de 47,28% de inadimplência no setor. Do total, 29,81% não estão sendo pagos porque as geradoras contestam o pagamento na justiça e conseguiram liminares. O valor equivale a R$ 891,9 milhões. “É muito ruim para o mercado essa quantidade de liminares. O governo deveria acelerar as negociações com o setor”, disse ao Extra Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia.