Uso consciente de energia será estimulado em projeto que vai percorrer Mato Grosso

Uso consciente de energia será estimulado em projeto que vai percorre

Em: 10/08/2015 às 16:26h por

Mudar os hábitos de consumo de energia elétrica, evitando o desperdício e garantindo o uso consciente, que é bom para o meio ambiente e para o bolso, é um grande desafio das famílias brasileiras. Estima-se que 30% da energia que é consumida nas residências do país seja desperdiçada.

Para estimular o consumo consciente de energia, um projeto educacional vai percorrer escolas de todo o Mato Grosso, levando informação e conhecimento de forma divertida. É o ‘Nossa Energia’, lançado pela Energisa nesta sexta-feira, em Cuiabá, como parte de seu programa de Eficiência Energética. O objetivo do projeto é transformar crianças e adolescentes em porta-vozes do uso eficiente e seguro da energia, evitando desperdício e acidentes e levando a mensagem aos familiares e comunidades.

O “Nossa Energia” vai percorrer todas as regiões do Estado, utilizando três caminhões adaptados para se transformarem em laboratórios climatizados, equipados com tecnologia de ponta como projeções interativas, equipamentos e materiais para a realização de experiências. O investimento no projeto é de cerca de R$ 7,1 milhões.

Além das atividades com estudantes, o projeto também levará capacitação aos professores, em parceria com as secretarias municipais e estadual de Educação, para que o tema seja trabalhado em sala de aula. As escolas receberão ainda coleções de livros, vídeos e materiais didáticos.  Ainda neste ano, o projeto deve passar por cerca de 30 municípios de Mato Grosso, atendendo aproximadamente 40 mil estudantes e capacitando 1.350 professores.
__________________________