Inadimplência recorde pode paralisar mercado de energia

Em: 06/08/2015 às 16:17h por

A liquidação financeira do mercado de energia de curto prazo referente a junho de 2015 registrou uma inadimplência recorde de R$ 1,4 bilhão, o equivalente a 47,2% dos R$ 3 bilhões envolvidos na operação, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Segundo a instituição, 29,8 por cento do valor não pago, ou 891,9 milhões de reais, está coberto por liminares, a maior parte associada a empresas que obtiveram proteção judicial contra perdas decorrentes do déficit de geração registrado pelas hidrelétricas devido à seca.
Sem o acordo em negociação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o risco hidrológico, que é o déficit na geração de energia (chamado no setor de GSF) e que tem provocado prejuízos bilionários para os geradores, muitas empresas continuam sendo protegidas pela Justiça e não farão o pagamento, que soma R$ 3 bilhões.
Pelas regras do setor, o valor não pago por alguns agentes tem de ser bancado pelos demais. Segundo representantes de empresas do setor, uma inadimplência desse tamanho pode travar o mercado, impossibilitando a compra e venda de energia.Por esse motivo, o governo tem corrido contra o tempo para tentar fechar um acordo com os geradores sobre o GSF. Quem aceitar as condições estabelecidas abre mão, imediatamente, das liminares conseguidas. A expectativa do governo é concluir as negociações até semana que vem. Mas os representantes do setor ainda têm dúvidas sobre os detalhes da proposta desenhada pela Aneel. (Época)