Sistema que gera energia através da luz solar ganha adeptos em MG

Em: 06/08/2015 às 16:17h por

Com o preço da conta de luz cada vez mais alto, muita gente já começa a correr atrás de alternativas para economizar. Entre elas, está o sistema de captação fotovoltáica, que é a geração de energia através de placas da luz solar. A instalação do equipamento ainda é cara, custa cerca de R$ 20 mil, mas traz resultados para quem faz o investimento. Essas pessoas ainda podem vender o excedente do que é gerado para as concessionárias de energia elétrica, como a Cemig. Em troca, elas recebem créditos na conta de luz.
Em Minas Gerais, mais da metade dos pedidos de consumidores para receber esse benefício parte do Sul de Minas. Depois de transformar a luz em eletricidade, as placas fotovoltaicas conduzem a energia para uma peça que distribui a corrente por toda a casa. Por dia são gerados cerca de 2.350 wats e o restante é repassado à Cemig.
"Esse excedente que se tem, que é um valor razoável, vai sair como um bônus. Ele está conectado à toda rede de distribuição da cidade. Seria uma mini-usina, uma micro-usina, onde ela está fornecendo energia mesmo abastecendo, contribuindo para um uso menor da energia proveniente dos rios, das hidreléticas, reduzindo as perdas no sistema", disse o professor de física Joaquim Paulo Silva. (G1)