Energia renovável planeja mais investimentos, apesar da crise

Em: 05/08/2015 às 15:48h por

Estratégico para o país, o setor de energia desafia a crise econômica e deve receber grandes investimentos privados neste e nos próximos anos. Projetos de pelo menos R$ 5,5 bilhões estão no planos das empresas do setor. Esse panorama é apresentado pela publicação “Valor Análise Setorial Energias Renováveis”, que o Valor acaba de lançar.
O fato de os investimentos ocorrerem em plena crise econômica e hídrica indica a importância do setor para o país, diz Onildo Cantalice, coordenador do estudo e diretor de conteúdo da Primeira Edição Setorial, parceira do Valor na publicação.
A crise, porém, deve afetar negativamente o setor em pelo menos um aspecto importante: os novos empreendimentos devem sofrer os efeitos do corte de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento e Econômico Social (BNDES), opina Cantalice. Em compensação, as empresas participantes sabem que, ao vencerem os leilões de contratação de energia, passam a ter receita assegurada.
No levantamento realizado pela publicação, o coordenador do projeto destaca, entre outros, os projetos da Casa dos Ventos Energias Renováveis. A construção de parques eólicos próprios com capacidade de geração de 1.100 megawatts (MW) está orçada em R$ 5,5 bilhões, com desembolsos de cerca de 25% desse valor em 2015 e 2016. (Valor)